terça-feira, 29 de março de 2011

Ministração "Vencer o Desânimo"

Bp Ricardo
I Samuel 30:1-6

Todos nós um dia já fomos surpreendidos por uma má notícia que nos desanimou, talvez algo que era totalmente favorável a nós, derrepente tudo se inverte, parecia que ia tudo bem, derrepente dá tudo errado. Invariavelmente nosso emocional fica desestabilizado, aconteceu assim com Davi.  Somos desejados a jogar a toalha. Nós somos servos de Deus, e não podemos permitir que a má notícia venha a nos fazer jogar a toalha. O mundo dos negócios, essa é uma situação comum. As vezes um cliente que estava prestes a fechar um grande pedido, na última hora muda de idéia, ou talvez uma notícia do RH dizendo que  você foi dispensado, o mercado é inconstante, nós precisamos estar preparados.

A primeira reação e sentimento é de revolta, chutar o pau da barraca, desanimar. Todos nós já tivemos na vida um dia difícil de trabalho, Davi quando chegou em casa, esperava descansar um pouco, e quando ele chega tudo está queimado, destruído, levaram suas mulheres e filhos, um cenário destruidor, tudo havia sido levado embora. Davi se desespera, o desanimo invade o seu coração, as vezes estamos vindo de uma sucessão de muitas lutas, quando achamos que estamos estabilizados vem a má notícia e nos derruba. Davi pensou em jogar a toalha, no versículo 6 as pessoas falaram até em apedrejar a Davi.

Porque isso aconteceu?


1 – Sempre alguém tem que ser culpado.
Os soldados de Davi falaram de apedrejá-lo, quando estamos desestabilizados emocionalmente acabamos nos tornando culpado, e viramos o alvo do apedrejamento.

2 – O líder fraquejou.
Davi quase foi apedrejado, porque ele fraquejou os soldados pensaram, se o líder já está derrotado o que dirá de nós, eles deram como se tudo já estive acabado.
Alguém que vai a frente, seja na empresa, da família, um gerente, um pai de família ele precisa se reanimar, dar exemplo, não pode perder o centro. Porque senão aqueles que estão juntos se desestabilizam também. Eu preciso vencer o desanimo.

3 injeções de animo para vencer:


1 – Não trate nenhuma derrota como definitiva.
Tem pessoas que torcem pelo nosso sucesso, mas também tem muitas de camarote prontos para bater palma pelo nosso fracasso, será que você dará esse gostinho aqueles que querem ver o teu mal? Nossa tendência é colocar um ponto final da história, vamos tirar o ponto e colocar uma vírgula e continuar a história. Perder uma batalha não significa perder uma guerra. Não podemos somatizar os problemas e se sentir coitados. A superação é a forma que eu vou tratar a derrota definitiva.

2 – Mudar o meu comportamento.
Eu preciso mudar meu comportamento completamente, fazer diferente, nem sempre a culpa é do demônio, as vezes são os nossos posicionamentos. O derrotado não tem animo, em tudo ele enxerga dificuldades, chute o teu desanimo e vá produzir, Deus te chamou para ser um homem/mulher de sucesso.

3 – Concentre-se na solução do problema e não na sua dificuldade. I Samuel 30:7-9
Muitos retardatários (200 soldados) ficaram para trás, enquanto Davi estava perseguindo o seu inimigo, Davi se concentrou na solução e foi adiante, 200 soldados não aguentaram. Precisamos parar de ser problemáticos e encontrar uma solução para resolver nosso problema, Davi encontrou a solução e não a dificuldade. Eu posso estar passando a maior luta da minha vida, tem uma solução. Eu não posso ficar preso nos retardatários.

Retardatário é quando eu fico perdendo tempo com aquilo que não é a solução, as vezes gastamos tempo com aquilo que efetivamente não vai me ajudar, em nome de Jesus concentre a sua vida naquilo que será a solução para os seus problemas.


2 Coisas que acontecem quando eu elimino o problema.

1 – Deus me dá a direção certa. Versículo 11 – 16
Davi se reanima, consulta ao Senhor, vai adiante, no meio do caminho Deus prepara um homem egípcio que ficou para trás do bando que havia roubado Ziclague. Isso foi a benção de Deus, foi o sinal, foi o senhor dando a direção, a benção. Deus vai colocar sinais no meu caminho, coisas que mostrarão o meu sucesso e minha vitória

2 – Eu terei a minha restituição e o meu despojo. Versículo 19 – 20
Davi se reanimou no senhor, ele foi no lugar certo, Deus deu a benção e a restituição de tudo que havia sido roubado. E ainda Deus dará o despojo. Despojo é o fruto da vitória que virá para as minhas mãos. Eu preciso me levantar no senhor e me reanimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário